sábado, 6 de agosto de 2016

O árabe que filmou Lampião - e o encontro do Rei do Cangaço com o Cavaleiro da Esperança

Assistindo ao filme Baile Perfumado (https://www.youtube.com/watch?v=3Hw0SjxHUso), por interesse no Cangaço, me informei sobre um imigrante libanês, que fugindo do alistamento compulsório ao exército Turco, na 1ª Guerra Mundial, entrou para a história do Brasil como única pessoa a registrar o Bando de Lampião em filme. Seu nome era Benjamin Abrahão Botto (http://www.anba.com.br/noticia_orientese.kmf?cod=10014826).


Pesquisando um pouco mais, descobri que a história de Lampião se cruzou com a de Luís Carlos Prestes, pois quando a sua famosa Coluna percorria o Nordeste, Padre Cícero e outros políticos influentes locais ofereceram ao líder do Cangaço a possibilidade de ser anistiado de seus crimes e de receber o título de capitão, desde que aceitasse enfrentar a Coluna em armas. O título de capitão de fato foi concedido a Lampião, por um funcionário do Governo Federal. Conta-se que antes dessa nomeação, o Bando de Lampião já havia enfrentado a Coluna, porém sem sabê-lo. Mas por desentendimentos, os cangaceiros acabaram não integrando de fato os "Batalhões Patrióticos", voltaram para a clandestinidade e suas ações ilegais (http://www.portaldacomunidadearabe.jex.com.br/cultura+e+musica/benjamin+abraao+botto+o+sirio+libanes+que+fotografou+lampiao / http://historia-davida.blogspot.com.br/2011/06/coluna-prestes-x-lampiao.html).

Fiquei imaginando como seria interessante se, ao invés de quase se enfrentarem, Prestes e Lampião hovessem se unido na luta contra o coronelismo, que separadamente empreenderam.

E por fim, descobri que minha imaginação apenas percorria o óbvio, que ao invés de continuar com a divagação, melhor era recorrer à literatura de cordel, que já havia feito melhor do que eu podia imaginar.

Leia ao maravilhoso cordel de Mariane Bigio, em seu blog:

O encontro de Luis Carlos Prestes e Lampião ou Quando o Virgulino teve um problema com a Coluna - https://marianebigio.com/2012/11/27/o-encontro-de-luis-carlos-prestes-e-virgulino-ferreira-da-silva-ou-quando-o-lampiao-teve-um-problema-com-a-coluna/