domingo, 26 de abril de 2015

#GloboGolpista50 - 13 vídeos para DEScomemorar os 50 anos da Globo

Em ordem cronológica:


1975

Exaltação e propaganda da Ditadura Militar na voz de Cid Moreira



1987

Jô Soares desabafa contra a Globo ao receber Troféu Imprensa de Melhor Humorista, pelo SBT


Aconteceu em 1987 o que hoje nem os mais otimistas poderiam considerar. Ao vivo, Jô Soares desabafa contra a Rede Globo em cadeia nacional.

Após receber das mãos de Sílvio Santos o troféu imprensa de melhor humorista, Jô pede licença para ler um artigo de sua autoria publicado no Jornal do Brasil. O conteúdo da mensagem trata de práticas habituais da emissora dos Marinho que sobrevivem até os dias atuais. Isto é, pisotear quem não mais lhe serve; censurar tudo o que representa interesses contrários; abusar da influência para engendrar perseguições e manipular o imaginário popular.

(Texto do site Pragmatismo Político)


1993

Além do Cidadão Kane


Documentário produzido pela BBC de Londres, lançado em 1993 e desde então censurado no Brasil.

O título Além do Cidadão Kane faz alusão a um filme inspirado na vida de William Hearst, magnata da imprensa norte-americana, corrupto, responsável pela produção de matérias sensacionalistas e por manipulações grosseiras com fins políticos*. Qualquer semelhança com o legado de Roberto Marinho não é mera coincidência.

Embora a Record seja proprietária dos direitos de transmissão desde 2009, ainda não logrou transmitir o filme em cadeia nacional. No entanto, a peça já foi exibida em espaços públicos e circula desde então em cópias (VHS, CD, DVD), tornando-se bastante acessível nos dias de hoje através da Internet.

Um autor anônimo narra que os esforços dos Marinhos e do Estado em censurar a obra acabaram contribuindo para  torná-la um hit e um cult:

Como a celeuma em torno da censura ao documentário "Além do Cidadão Kane" ajudou a transformar o filme num cult

Foi há exatamente dez anos, em 1993. O documentário "Além do Cidadão Kane", da BBC havia sido apresentado em uma única sessão no Museu da Imagem e do Som (MIS). Até aí, tudo bem, e a repercussão do filme não teria nada de extraordinário, não fosse a decisão do então secretário da cultura do estado, Ricardo Ohtake, de demitir o programador do MIS, Geraldo Anhaia Mello, por ordens diretas do então governador Fleury, o "marechal do Carandiru". Para quem não é de São Paulo, o governo Fleury é considerado um dos mais corruptos da história do estado, só perdendo para o de seu padrinho político Orestes Quércia. A justificativa de Ohtake era que o filme estaria sendo exibido sem a autorização de seu diretor, Simon Hartog, mas todos diziam que o motivo real eram as pressões vindas diretamente de Roberto Marinho.

Imediatamente inicia-se violenta polêmica na imprensa, e Geraldo Anhaia Mello, longe de se intimidar, parte para o contra-ataque através do jornal "Folha de São Paulo" Tão logo toma conhecimento do caso, o próprio Simon Hartog envia autorização liberando a veiculação irrestrita do documentário em território nacional, e assim o pretexto para censurar o filme cai por terra. Não resta ao MIS outra alternativa senão realizar sessões gratuitas do filme, que atraem multidões que nunca teriam tomado conhecimento do documentário sem a celeuma em torno de sua censura. Eu fui uma das pessoas que compareceu a uma dessas sessões sempre lotadas, e apesar de ir muito ao cinema, foi o único filme a que assisti até hoje que foi aplaudido de pé no final. Homenagem mais do que merecida, não só ao filme (que dizia o que ninguém no Brasil tinha peito de dizer), mas à coragem e determinação do jornalista Geraldo Anhaia Mello.


http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/08/260569.shtml



1994

Direito de Resposta de Leonel Brizola lido por Cid Moreira


Fernando Britto conta a história:

"Já no Governo, em 1992, Brizola dá uma entrevista, dizendo que por toda a sabotagem que a Globo fizera à Passarela do Samba, o prefeito da cidade, Marcello Alencar deveria negar à emissora a exclusividade da transmissão do Carnaval.

Foi o que bastou para que o jornal O Globo publicasse um editorial violentíssimo contra Brizola – o título era “Para Entender a Fúria de Brizola”, acusando-o  de senilidade, “declínio da saúde mental”, e por suas relações, sempre institucionais, com o Presidente da República, Fernando Collor.

À noite, o Jornal Nacional reproduziu, na voz de Moreira, o texto insultuoso."

Brizola solicita redação de texto pelo Britto e entram no dia seguinte com pedido de direito de resposta.
"Foram dois anos e um mês de espera pela Justiça.

(...)

No final do dia 9 de março chega a notícia da vitória no Superior Tribunal de Justiça, mas ainda havia um recurso possível e um “notificaram a Globo ou não notificaram?”. O ceticismo, confesso, era maior que a ansiedade.


No próprio dia 15, terça da semana seguinte, quando o texto foi ao ar, não críamos – nem eu, nem Brizola – que aquilo iria acontecer".


2010

Petkovic defende o socialismo e faz um golaço em Ana Maria Braga



A apresentadora global Ana Maria Braga adora o consumismo capitalista e nunca escondeu a sua rejeição às idéias de esquerda. Mas, geralmente, ela exagera nas suas paixões. No seu programa da TV Globo da semana passada, ela entrevistou o jogador sérvio Dejan Petkovic, atual campeão pelo Flamengo e craque reconhecido por todos os apreciadores do futebol. A entrevista até que ia bem, quando ela não se conteve e disparou: “Como foi nascer num país com tanta dificuldade?”.



2011

Sociólogo desmonta matéria da Globo contra jovens britânicos


A tese do jornalismo da Globo (comandado por um sujeito que afirma não existir racismo no Brasil) era simples: os jovens que têm promovido manifestações em Londres e noutras cidades inglesas deveriam ser tratados por criminosos – “marginais” foi o termo usado – por alguém da “academia”. Convidaram o sociólogo Silvio Caccia Bava, do Instituto Pólis (entidade história na luta por moradia e pela reforma urbana), para confirmar a tese. Deu no que deu: desastre para a Globo News.



2012

Caio Blat critica atuação da Rede Globo no mercado cinematográfico nacional


As críticas foram bastante contundentes.

Mas em função das polêmicas geradas pela divulgação do vídeo, o ator provavelmente sofreu pressões do empregador, acabou se dizendo arrependido e exigiu que a Prefeitura de Suzano SP (que havia contratado a palestra e reproduziu o vídeo em rede) tirasse o conteúdo do ar: http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/07/31/caio-blat-fala-mal-da-globo-pede-desculpas-e-tira-do-ar-video-com-suas-criticas.htm


2012

Em critica à indústria dos paparazzis, Pedro Cardoso acaba fazendo contundente denúncia à própria Rede Globo.



2013

Globo censura repórter que elogia medicina de Cuba


Programa da Globo News pretendia massacrar o Mais Médicos, mas o jornalista Jorge Pontual faz relato positivo da medicina cubana. Este trecho foi retirado do site da Globo News na Internet.


2014

Uma aula de Venezuela e um pito na Globo, em plena Globo


Em debate na Globonews, Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, explica a crise, derruba o mito da ‘falta de liberdade’ no país vizinho e desnuda a parcialidade da imprensa.




2015

Angélica e equipe desistem de gravar matéria na Unirio devido a protesto de estudantes contra a emissora



Em 4 de Março de 2015, Angélica e sua equipe se preparavam para gravar no jardim da Universidade Unirio, na Urca, quando foram surpreendidos pelos alunos cantando e gritando palavras de ordem.

"O povo não é bobo, abaixo a rede globo!"

Para além de ser mais uma demonstração de repúdio à emissora, o episódio produziu uma imagem que chamou a atenção e foi objeto de colunas em blogs e jornais.


Angélica, sendo protegida do Sol por uma trabalhadora negra, tal qual as pinturas de Debret registraram nos tempos da escravidão no Brasil. A imagem que estamos compartilhando tiramos do Blog Carcará - e contêm a mesma cena em duas ocasiões diferentes: http://carcara-ivab.blogspot.com.br/2015/03/sinha-angelica.html

Até a Folha de São Paulo ironizou: https://www.facebook.com/folhadesp/posts/1028269843881685


2015

Doutor em Sociologia dá aula de Política na Rede Globo
(sobre protestos do dia 15 de março)


Os repórteres da Globo Espírito Santo bem que tentaram induzir o Prof. Dr. Vitor Amorim de Ângelo a confirmar a tese de que a corrupção é um problema circunscrito ao PT e ao Executivo, de que as manifestações de 15 de março não foram majoritariamente de eleitores de Aécio Neves, entre outros disparos de senso-comum.

Mas muito educadamente e serenamente, o sociólogo problematizou e desmontou essas versões dos fatos.


2015

Ativistas são presos durante homenagem a Rede Globo na Câmara


Para coroar os 50 anos de Rede Globo, foi arranjada sob medida uma sessão solene na Câmara dos Deputados: esvaziada, sem povo e autoritária.

Três pessoas que abriram faixa e denunciaram o envolvimento da emissora com a Ditadura Militar foram retirados à força do Plenário da Câmara.

São militantes pela Democratização dos Meios de Comunicação que almejam uma comunicação verdadeiramente plural e democrática no país, o que não existirá enquanto as concessões de rádio e TV forem objeto de monopólio, não obedecendo a dispositivos constitucionais por absoluta falta de regulamentação (que as mentes obtusas confundem com "censura", mas nada tem a ver com isto).




 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Os tentáculos de William Hearst chegaram bem além das fronteiras dos EUA, tendo ele se envolvido com o Partido Nacional-Socialista (Nazista) Alemão e contribuido para construir a farsa do Holodomor (suposto genocídio de ucranianos pela URSS), eficientemente usada pelos alemães na II Guerra Mundial e pelos EUA durante a Guerra Fria. Mesmo com o fim da URSS, o mito do Holodomor permaneceu sendo usado para fomentar o neonazismo na Ucrânia, que ganhou força até ser capaz do recente Golpe de Estado que instaurou uma grava crise na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário